O que é uma flor de cera?
Flores de cera são plantas naturais, do gênero Hoya e também gênero Dischidia, pertencente à família botânica Apocinaceae, onde se encontram outras plantas muito conhecidas, como as rosas do deserto.
São plantas originárias do sudeste asiático, Austrália e ilhas do Pacífico, geralmente habitando florestas tropicais densas e úmidas.
São plantas, geralmente trepadeiras (cipós) ou arbustivas pendentes que vegetam em cima de outros vegetais, como plantas epífitas, ou seja, apenas as utilizando como suporte sem as prejudicar.
Existem algumas centenas de espécies e alguns híbridos destas plantas, exibindo uma variação espetacular de cores, tamanhos e formato em suas folhas e flores.
Quanto suas flores são geralmente de pequeno porte se apresentando em uma bela inflorescência chamada de umbela, que lembra um guarda-chuva invertido, conferindo uma beleza toda especial para planta, além do seu perfume intenso. Por essa razão, as flores de cera são largamente cultivadas no mundo inteiro e cada vez mais pessoas as cultivam no Brasil.
Hoya cumingiana
Quanto ao cultivo são plantas geralmente de fácil cultivo e resistentes, ideais para ambientes semi sombreados e úmidos.
Informações complementares sobre a flor de cera poderá ser vista neste vídeo: